Qual a idade certa para procurar um oftalmologista

Todos, até mesmo as crianças pequenas, devem ter seus olhos examinados regularmente. Isto é particularmente importante para uma boa saúde ocular, bem como a saúde em geral. Realizar exames de visão regularmente pode ajudar a proteger a visão e garantir que você está enxergando bem.

As pessoas costumam confundir o exame oftalmológico com o exame de óculos, porém vai muito além disso. O exame para descobrir o grau dos óculos (refração) é apenas uma parte do exame oftalmológico. Numa consulta oftalmológica o médico consegue prevenir e diagnosticar não só doenças dos olhos, mas também doenças graves de outras partes do corpo humano. Com a idade, aumentam os riscos de algumas doenças oculares, como o glaucoma, que, no inicio, não tem sintomas. Então, é possível ter glaucoma e não saber.

Grandes avanços médicos contra a degeneração macular, glaucoma e catarata podem ajudar as pessoas com essas condições a manter sua visão. Ao fazer exames oftalmológicos regulares, você pode identificar outros problemas oculares no início, quando eles são mais fáceis de tratar. Um exame oftalmológico completo para proteger seus olhos inclui, não somente, avaliar se sua visão é boa de longe e perto, mas também a medida da pressão ocular, avaliar a retina e outros exames,caso seja necessário.

Ao procurar um oftalmologista, procure saber se o mesmo tem treinamento adequado para exercer a especialidade. O CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) e o MEC (Ministério da Educação e Cultura) são órgãos que fiscalizam a especialização em oftalmologia, submetendo os médicos aos treinamentos e exames rigorosos para que estejam preparados para exercer a profissão de uma forma segura para o paciente.