X
Menu

Moscas Volantes

Ver manchas ou moscas volantes nos olhos pela primeira vez pode ser desconcertante e até um pouco alarmante.
Como saber se você deve se preocupar? Vamos falar sobre isto!

Apesar de a maior parte das moscas volantes serem inofensivas, algumas podem ser sintomas de doenças graves. Por isso a importância de serem avaliadas pelo oftalmologista.

Eis algumas coisas a saber sobre moscas volantes e como responder.
O que são moscas volantes  e o que estão fazendo no meu olho?

As moscas volantes aparecem como pequenas irregularidades que se movimentam lentamente no seu campo de visão. As moscas volantes podem ter o aspecto de:
​​
– Pequenos pontos ou manchas de cor escura;
– Cordões ou fios, ou;
– Fragmentos de teias de aranha.
​​
As moscas volantes nos olhos não são ilusões de ótica. São pedacinhos de resíduos que flutuam no seu vítreo: o enchimento gelatinoso do seu globo ocular que ajuda a manter a sua forma. Às vezes, estas moscas andam de um lado para outro e fazem sombras na sua retina. É isto que você vê.
O que provoca as moscas volantes nos olhos?

As moscas volantes podem também ocorrer quando o vítreo se separa da superfície da sua retina. O estímulo da retina durante este processo provoca muitas vezes cintilações no olho. No momento em que o vítreo se afasta da cabeça do nervo ótico pode fazer aparecer temporariamente uma mosca em forma de anel.

Ocasionalmente, esta separação arrasta um pouco da retina. Este descolamento da retina injeta sangue no seu vítreo, com a aparência de pequenos pontos dispersos e exige atenção médica imediata.
Hemorragia e inflamação no olho devido a rupturas da retina, problemas nos vasos sanguíneos ou outros problemas, geralmente provocam moscas volantes. As moscas volantes podem ser também pequenos flocos de proteína ou outro material que tenha ficado recolhido no seu olho durante a sua formação antes do nascimento.

Share