X
Menu

Toxoplasmose

Toxoplasmose

A toxoplasmose ocular é uma doença dos olhos provocada por um protozoário designado por “toxoplasma gondii”. A toxoplasmose também é conhecida como a “doença do gato” por ser, habitualmente, transmitida pelas fezes deste animal, sendo ele o hospedeiro definitivo. Os roedores, os pássaros, os animais domésticos e o homem são hospedeiros intermediários.

A toxoplasmose é uma doença infeciosa crónica e recidivante que pode provocar danos em diversas partes do nosso organismo e não apenas nos olhos. Aqui, iremos unicamente focarmo-nos nos problemas oculares (toxoplasmose nos olhos) provocados pela doença.

A toxoplasmose ocular provoca uma ou várias lesões (cicatrizes) na retina como retinite necrosante focal, associada a vitrite e, por vezes, com uveíte. A retina é a estrutura que capta as imagens e as transmite ao cérebro através do nervo ótico.

Quanto maiores forem as lesões provocadas pela toxoplasmose mais comprometida estará a visão podendo até, em alguns casos, o doente vir a cegar. As lesões vão ficando cicatrizadas sob a forma de múltiplas áreas de branco acinzentadas ao nível do epitélio pigmentado da retina e quanto maiores forem maior será a sua interferência na visão, podendo mesmo conduzir à cegueira, se a lesão for na mácula.

Esta patologia pode provocar lesões num olho (unilateral) ou nos dois olhos (bilateral).

Share